segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Moradores de Maricá vivem drama por conta da falta de coleta de lixo

Moradores de Maricá vivem drama por conta da falta de coleta de lixo

Fonte: SRZD (Site do Jornalista Sidney Rezende)

A mudança da administração municipal em Maricá, na Região dos Lagos, trouxe sérios problemas para a população local. A coleta de lixo no município não é feita desde o dia 31 de dezembro. O contrato da empresa Teles, que realizava o serviço em Maricá não foi renovado e nenhuma outra empresa foi procurada para fazer a coleta.

O SRZD recebeu uma denúncia de um internauta sobre a situação do município. Segundo ele, o lixo acumulado provoca a proliferação de insetos e de mau cheiro no local.
"As pilhas de lixo se amontoam em todas as esquinas e a proliferação de ratos, baratas e moscas é gigantesca. Para piorar a situação, muitos moradores cansados do mau cheiro e das moscas estão atendo fogo no lixo, mas isso só faz piorar a situação, já que o lixo está cheio de produtos tóxicos e fica queimando dia e noite, fazendo o ar ficar insuportável em alguns locais", afirmou o internauta.


Procurado pela nossa reportagem, a Prefeitura de Maricá admitiu que o problema existe. Segundo o sub-secretário de comunicação social, Zolar Xavier, o serviço da empresa Teles já não vinha sendo realizado antes mesmo do dia 31, quando o contrato terminou. Enquanto a Prefeitura não consegue contratar uma outra empresa para realizar a coleta do lixo, um esquema de mutirão está sendo organizado pela Secretaria do Meio Ambiente. Ainda de acordo com Zolar Xavier, um contrato de emergência deve ser assinado já na próxima semana.

"Enquanto não fechamos um novo contrato emergencial, o que deve acontecer na próxima semana, montamos um esquema de mutirão, onde nós conseguimos 30 caminhões para fazerem a coleta. Vamos passando pelas ruas e retirando o lixo, mas a situação ainda é bastante complicada", afirmou o sub-secretário Zolar Xavier.

Um levantamento de preços ainda está sendo feito para que o contrato possa ser assinado e a situação seja regularizada em Maricá.

O município possui cerca de 120 mil habitantes, mas segundo a Prefeitura, nesta época do ano por causa das férias, a população costuma triplicar.

Apesar dos graves problemas na cidade, o sub-secretário do Meio Ambiente, Willians Lima, que é o responsável pela organização do mutirão de coleta do lixo, estava viajando e a sua assessoria não soube informar a data que ele retornaria para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário