segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Malha Ferroviaria de Maricá Será Reativada



Fonte: Jornal O São Gonçalo


Malha ferroviária de Maricá será reativada

Projeto da Secretaria Municipal de Turismo de Maricá prevê a reativação de 40 quilômetros de malha ferroviária a partir do ano que vem. O primeiro trecho, com 20 quilômetros, vai ligar Manoel Ribeiro ao Centro e, o segundo, o Centro a Inoã. O valor das intervenções ficará em torno de R$ 150 milhões. A prefeitura vai aguardar a definição da distribuição dos royalties da exploração de petróleo no estado para oferecer contrapartida ao governo federal. Além disso, busca parcerias com a iniciativa privada, da qual deve partir a maior parte da verba, a exemplo do projeto do trem do Pantanal.

A partir de janeiro, o Movimento de Preservação Rodoviária vai estudar os impactos ambientais e os pontos nos quais a recuperação é viável. A organização, sem fins lucrativos, auxilia na preparação de projetos do tipo em todo o Rio de Janeiro. Ao fim da análise, a prefeitura poderá começar os processos de licitação e desocupação. Algumas residências às margens da estrada RJ-106 e no terreno onde funcionava a estação, em Manoel Ribeiro, serão demolidas. Ainda não foi feito levantamento para traçar a quantidade de famílias que serão desalojadas.

Segundo o subsecretário municipal de turismo, Marcello Freitas, o principal objetivo da prefeitura é aproveitar os investimentos dos governos estadual e federal, devido à realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. “Os investimentos para o evento serão aplicados também nas cidades periféricas. Marica é uma das cidades mais próximas da capital e vai receber grande quantidade de pessoas, até por ser um município essencialmente turístico."
Queremos ter estrutura de transporte adequada para receber os visitantes, além de atender a população local. Estamos dando preferência ao projeto de ferrovia de grande extensão para tornar a passagem mais barata, o que representa economia para os usuários”, explica.

A Secretaria planeja ainda, em segundo momento, construir o terceiro trecho, que deverá ligar à costa, onde existem projetos de construção de portos. A ideia é permitir o escoamento de produtos oriundos do Arco Rodoviário e do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

História - A Estação Ferroviária de Maricá (EFM), cujo primeiro trecho foi inaugurado em 1888, foi desativada em 1966. Restaram poucas das 17 estações que a compunham. Duas delas ainda podem ser encontradas em Maricá.

A localizada no Centro foi reformada na antiga gestão da prefeitura e se transformou na sede da Secretaria de Turismo. A segunda, de Manoel Ribeiro, foi ocupada por invasores.

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